Em clima de copa, véspera do primeiro Jogo do Brasil, Mudando completamente de FOCO da água para o vinho. Passando direeeto a bola para fotografia de esportes. De futebol (mais precisamente), que, acreditem: tenho PAIXÃO. Meu primeiro trabalho com a fotografia, foi de futebol, cobri o jogo “ceará X ituano” que o Adilson bateu a testa na trave? Alguém lembra? Acho que não. Aconteceu em 2007. Já fazem 3 anos, desde o meu primeiro click “profissional”.
Mas, não estou aqui para falar do meu trabalho (foi apenas para introduzir o assunto aqui), estou aqui para falar do trabalho de um fotografo, que conseguiu transformar fotografia de futebol em um perfeito ballet. (vocês vão entender o porque).
O nome dele é Domício Pinheiro (1922-1998), o já falecido fotógrafo foi formado em jornalismo, era apaixonado pelo futebol, captou através de suas lentes uma boa parte da história do Futebol e da copa, Domício era conhecido como “fotógrafo do Pelé”, por ter acompanhado a tragetória do jogador até o dia de sua despedida do Futebol e, claro pelas várias fotografias *LINDAS da história do Pelé!
Clássica Fotografia de Pelé em plenos 1958.
Despedida do Pelé do Futebol.
Domício foi fotógrafo do Estadão, pensava claramente antes de fazer suas fotos, buscando por um significado em um momento memorável, fotografando com precisão, não podemos esquecer que Domício não tinha câmeras tão evoluídas tecnologicamente como as de hoje, foco automático? Jamais!
Fotografia conhecidíssima do momento exato em que Mirandinha quebrou a perna, claro, de Domício Pinheiro!
Domício Pinheiro, foi um dos fotógrafos mais conhecidos pelo futebol, pelo Brasil, pela copa. Quem acompanhou os anos que Domício Pinheiro atuou nos espetáculos nos campos de futebol, sem dúvidas admirou as fotografias de Domício Pinheiro!
Claro que merecemos ver também o fotógrafo: em cima de uma grade, observando para fazer a fotografia.
Opaaa... Fotografia encontrada! Cedida por Diego Herminio (valeu) que vale OURO!
A fotografia mais famosa de Domício Pinheiro.
Em uma fotografia dessas, em um futebol de Domício, percebemos, os pés, os olhares, os músculos bem torneados, por conta dos movimentos, as direções, a bola, paralizada. Um lindo Ballet. Apaixonante! ;)
Eu conhecia muito pouco esse fotografo, a foto mais famosa dele foi uma que ele tirou do Pelé que apareceu uma aurea em sua cabeça..
ResponderExcluirA do soco do ar é clássica do rei... Sempre comemorava os gols assim
Mais vendo as fotos, a do Pelé com o Garrincha está fodaaaaaa...
E a última tem uma frase que diz assim: "Quando eu crescer, quero ver futebol assim."
E amanhã, vai dar Brasil... Apesar de não acreditar muito, mas... Rumo ao Hexa!!!
realmente marcante; emocionante.
ResponderExcluirPreto & Branco no futebol brasileiro é retratar um Verde & Amarelo ainda com mais arte, vivacidade e história.
=***** bjo na peta
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEeeeu lembro coooom certeza do jogo! hehehe
ResponderExcluirRealmente a postagem foi feita na hora certa!
Ameeeeeeeeeeiii!
;D
Beeeeeeeeeeeeeeijooo
Nunca esqueci essa do Mirandinha quebrando a perna... Assistir o Anderson Silva fazer a mesma coisa foi um enorme deja vu.
ResponderExcluir