quinta-feira, 24 de junho de 2010

Primeiros Encantos: Fotografia Publicitária

Todos sabemos que a fotografia surgiu com o objetivo de registrar uma realidade. O cotidiano das pessoas, as ruas, os acontecimentos históricos.

Então, qual foi o grande marco que levou a fotografia ter uma linguagem mais conotativa? Sendo então, totalmente permitido qualquer tipo de manipulação e uso do ilusionismo fotográfico? Claro, nada mais, nada menos que a fotografia publicitária, ela que permitiu esse grande avanço nas modificações, tratamentos, edições nas imagens fotográficas. Assim, as técnicas e avanços nos programas de edição de imagem foram avançando cada vez mais rápido para suprir as necessidades dos nossos publicitários e afins.





Claro que no começo, as edições eram bem mais manuais e mesmo assim as fotografias P&B conseguiam ter o mesmo poder de encanto para “vender” os produtos da época.



Na época, as fotografias utilizadas nas propagandas, se misturavam com os desenhos (que davam uma liberdade maior de criação e possibilitavam criatividade) sendo um dos tipos de “montagem” da época!

E mesmo assim, ainda nos perguntamos: “Até onde esse limite é permitido?”, “Será mesmo que tudo é válido no mundo ilusionista da propaganda?”
Sou publicitária, amo a “fotografia conotativa” mas não concordo com a “distorção da linguagem fotográfica”, alguns aspectos devem ser preservados, não acham??

Um comentário:

  1. nossa...
    fico imaginando como era não ter photoshop naqueles tempos...
    galera td num trabalho braçal.. ae q tinha q ter criatividade msm viu =x
    heheehh
    =**** linda

    ResponderExcluir