Todos sabemos que a fotografia surgiu com o objetivo de registrar uma realidade. O cotidiano das pessoas, as ruas, os acontecimentos históricos.
Então, qual foi o grande marco que levou a fotografia ter uma linguagem mais conotativa? Sendo então, totalmente permitido qualquer tipo de manipulação e uso do ilusionismo fotográfico? Claro, nada mais, nada menos que a fotografia publicitária, ela que permitiu esse grande avanço nas modificações, tratamentos, edições nas imagens fotográficas. Assim, as técnicas e avanços nos programas de edição de imagem foram avançando cada vez mais rápido para suprir as necessidades dos nossos publicitários e afins.
Claro que no começo, as edições eram bem mais manuais e mesmo assim as fotografias P&B conseguiam ter o mesmo poder de encanto para “vender” os produtos da época.
Na época, as fotografias utilizadas nas propagandas, se misturavam com os desenhos (que davam uma liberdade maior de criação e possibilitavam criatividade) sendo um dos tipos de “montagem” da época!
E mesmo assim, ainda nos perguntamos: “Até onde esse limite é permitido?”, “Será mesmo que tudo é válido no mundo ilusionista da propaganda?”
Sou publicitária, amo a “fotografia conotativa” mas não concordo com a “distorção da linguagem fotográfica”, alguns aspectos devem ser preservados, não acham??
nossa...
ResponderExcluirfico imaginando como era não ter photoshop naqueles tempos...
galera td num trabalho braçal.. ae q tinha q ter criatividade msm viu =x
heheehh
=**** linda