Uma fotógrafa alemã que teve os amigos dos sonhos: The Beatles! Muitas fotos que vimos, se não foi ela quem bateu, ela apareceu no quadro. O que fazia a mídia a associar a fotógrafa diretamente ao grupo. Astrid Kirchher, nasceu dia 20 de maio de 1938, em Hamburgo, na Alemanha, vinda de berço de ouro, Astrid era filha de um ex executivo da filial alemã da Ford Motor Company (que morreu durante a Segunda Guerra Mudial), e foi criada pela sua mãe Nielsa Kirchher no subúrbio de Hamburgo.
Astrid entrou para a faculdade de Moda em Hamburgo, MAS um professor que descobriu seu talento com a fotografia, a convenceu a mudar de curso prometendo contratá-la. E foi o que aconteceu, Astrid formou e trabalhou como assistente de 1959 até 1963.
Astrid, Voormann e Vollmer eram amigos, estudaram juntos, compartilharam as mesmas idéias sobre moda, cultura e música. Em 1960, Astrid e Vollmer tinham tido uma discussão com Voormann, Que passou muito tempo sozinho, até se deparar com uma música que vinha do clube Kaiserkeller, ele entrou e assistiu a uma perfomance de um grupo novo chamado "The Beatles", Voormann correu atras de Astrid e Vollmer falando sobre a nova música, e visitarem outras vezes o clube. Astrid decidiu que queria estar sempre por perto daquela música, e do grupo. O "Rock n`Roll" para quem estava acostumada com Jazz (olha que naquela época os ritmos eram bem espeçificos, não transitavam entre si) era um ritmo totalmente inovador. E foi assim, todas as noites. "... Toda a minha vida mudou em um par de minutos. Tudo o que eu queria era estar com eles e conhecê-los." Diz Astrid.
Astrid, procurando estar sempre por perto do grupo e da música, acabou participando de algumas reuniões, que em uma dessas, se ofereceu para fazer algumas fotografias do Grupo, até então "The Beatles" só tinham fotos feitas pelos amigos, nada profissional (dá pra acreditar?), e eles adoraram o trabalho da Astrid. Começaram a sair por aí tirando fotos, no parque, nas ruas, e até em sua casa (que era toda preta, incluindo paredes, móveis com detalhes em dourado). Depois disso, Astrid passou a conviver cada vez mais. Em 1964, trabalhou como fotógrafa freelance, "clicava" os bastidores da banda, "pegou" algumas filmagens, como de "A Hard Day`s Night" e contribuiu para a revista Stern Alemã. Fez a foto do album "Wolderwall Music" em 1969, anúncio no Liverpool Echo também em 1964. Fora essas fotografias, Astrid não tinha publicado nenhuma fotografia do grupo até 1995, então, publicou um livro chamado "Liverpool Days", edição limitada com fotografias P&B da época.
Astrid, como toda fotógrafa da época, se revoltou várias, e várias vezes com a imprensa, uma das vezes por que inventaram boatos de que ela teria inventado o "corte" de cabelos deles, e ela e dizia que a maior contribuição dela para o grupo foi apenas sua amizade. Astrid se revoltou também com a desvalorização de seu trabalho fotográfico, eles não queriam saber de suas fotografias, queriam apenas as fotografias dos "Beatles", ela passou um tempo sem fazer fotografias, por também sentir preconceito por ser mulher exercer aquela profissão, na década de 60.
Astrid, chegou a ter um romance com Stuart Sutcliffe (o primeiro baixista dos Beatles), viajaram juntos para conhecer a família de Stuart em Liverpool, ficaram noivos, mas, antes de casarem, Stuart Sutcliffe, morreu precocemente, com uma hemorragia cerebral. Astrid não tinha muita sorte no amor, em 1967, Astrid casou-se com Gobson Kemp, o substituto de Ringo Starr em Rory Storm, mas o casamento acabou em divórcio após sete anos, casou-se outra vez com um empresário alemão, que também se separaram em 1985.
Astrid e Stuart
Então, depois de muitos e muitos anos, Astrid volta a Liverpoll (cidade natal dos Beatles) para o museu "Victoria Gallery & Museum" desde quarta-feira da semana passada (25/08/2010) até dia 30/01/2011 com uma exposição titulada, nada mais, nada menos que "A Retrospective" que traz todas essas imagens do início da carreira da banda inglesa, com mais de 70 imagens incluindo o Stuart Sutcliffe. Fotografias de uma época que fez parte da vida e da inspiração da fotógrafa Astrid Kirchher. "Estou encantada em voltar a Liverpool para expor minhas fotografias, tendo visto e adorado o trabalho de Stuart no mesmo local" diz Astrid ao jornal Britânico "The Independent".
Astrid Kirchher é mais uma fotógrafa com uma história brilhante, e como toda fotógrafa, teve suas dificuldades, sendo julgada pela imprensa, e que lutou até o fim para exercer a sua profissão com dignidade. É nessas histórias que me inspiro todos os dias, e penso que o fotógrafo que não recebe "criticas" é porque ainda não mostrou seu trabalho, ainda não criou coragem para enfrentar o mundo/mercado. E é assim que deixo mais um "boa semana" a todos!
Ficou na vontade de ver a exposição?
Mais sobre The Beatles em "Beatles, Beatles, Beatles!"
Mais ainda sobre a banda em "The Beatles Studio"!
"A Hard Day`s Night" com Astrid Kirchher
Ela entrou de gaiata do navio e ainda ganhou fama e td+! hehehe Muito bom viu! #P Se um dia eu virar estrela do RockNRoll, bom q eu já tenho minha fotógrafa! heheh
ResponderExcluir=*********
ótimo post amor