sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Fotógrafos que passaram por: Yves Saint Laurent


Como todo nome que se preze, o ideal é manter a identidade. E para manter sua identidade o ideal é "usar" o mesmo fotógrafo, ou ter um fotógrafo para cada tipo de divulgação. Porque sabemos que existem fotógrafos mais tradicionalistas, e outros buscam uma linha mais ousada. Então, cabe a marca escolher que estilo de identidade que quer passar para seu público e então escolher o fotógrafo. Sendo assim, o fotógrafo, desde o início da história da fotografia de moda é o responsável pela identidade de uma marca. Afinal, é do subjetivo dele, que saem as idéias e imagens finais. No caso de "Yves Saint Laurent", um dos nomes mais importantes da história da moda, famoso por desenhar e criar roupas tipicamente masculina para as Mulheres. É um luxo, e sendo assim, acessível apenas para poucos, claro que não vou por uma lista aqui, de divulgações, porque isso não aconteceu. Mas, Duas em duas etapas históricas da carreira de Yves Saint Laurent, passaram dois fotógrafos distintos:

O primeiro grande marco, desta história, e, com certeza, é a imagem mais marcante do "estilo" Yves Saint Laurent de ser, foi a famosa "Le Fumar", do lançamento do "Le Smonking", o primeiro Smoking para mulheres. O responsável pela captura dessa imagem, foi o famoso Helmut Newton (1920 - 2004), fotógrafo alemão, sofrido pela crise pós-guerra, e conhecido nos anos 80 pelas suas fotografias de nú artistístico tidas como "eróticas" e "feitichistas". Injustiça ou Insano, vai saber. Faleceu em um acidente de carro em Los Angeles.



Já, outra imagem conhecida da história de Yves Saint Laurent é um retrato nú, para o lançamento de seu famoso perfume YSL para homens em 1971, claro que a fotografia gerou um escândalo, mas ficou ainda mais conhecida por ser a primeira vez que foi usado a imagem de uma celebridade sem roupas para ser usada em Publicidade. A famosa fotografia é do fotógrafo Jeanloup Sieff (1933 - 200). Outro fotógrafo conhecido por ser um gerador (ligado em 220volts) de polêmicas, e também fotografava mulheres despidas, ou com alusões eróticas. Jeanloup foi o responsável pelas imagens da maioria das criações de Yves Saint Laurent.


Tenham todos um ótimo final de semana! ;)

Um comentário:

  1. Bom,
    nao tenho o minimo conhecimento de moda, ou da geracao de "conteudo" da mesma. Mas contando sobre o post, posso dizer que o toque masculino nas roupas para as mulheres, tem la sua sensualidade, por tornar a mulher ainda mais um objeto sexual de poder. (veeewxe) hehe
    *entre "fotografia polemica" e tradicional... prefiro a tradicional. ;P
    =****

    ResponderExcluir