O meu primeiro "job" como "freelancer" foi um ensaio de um bebê. Na época não tinha a mínima idéia sobre como quantificar o meu trabalho, e até onde eu colocaria limites no meu trabalho (até então eu nem enxergava a fotografia como "meu trabalho"), mas no primeiro momento em que tive o contato com o bebê, e que nos entendemos, a mamãe dele também ficou super tranquila, e feliz em ver que as fotos estavam sendo feitas de uma forma bem leve e descontraída. Fotografia de bebê é um dos estilos que mais me dá prazer em fazer. E o mais importante: Você não precisa se preocupar muito em montar cenas, o bebê vai ficar lindo de todo jeito. Mês passado fiz bastante fotografias de bebês. E por isso, resolvi escrever sobre isso.
Coisa do tipo: "Ei, Ei, Ei... Pssssssssiu, dá um sorrizinho", esqueça. A criança é natural, ela vai fazer o que ela quiser. E procure aproveitar isso, deixe-o a vontade para rir, chorar e fazer 'caretinhas' a vontade. E isso serve tanto para fotografias em estúdio, usando fantasias, como para fotografias externas, ao natural. Não insista, o bebê pode ficar super cansado, com as trocas de roupas, e mãe nenhuma ficaria confortável em ver seu bebê agitado.
Um site, belíssimo de fotografia de bebês, onde encontramos todos os tipos de fotografias na área, é o da Lidi Lopez é o meu favorito, porque ela faz tudo de uma forma bem natural, e de várias formas. Vale a pena dar uma olhada.
E para quem quer se aprofundar no assunto, temos livros na área, "A Arte de Fotografar crianças" da Tamara Lackey, bastante acessível.
E é com essa paz e inocência que o 'Tem na Fotografia' começa essa Segunda-Feira.
Uma boa semana a todos!
"Cara de galã" Lucas!
ResponderExcluirheheh
Realmente acho que pra uma foto de bebe legal, além da técnica, uq conta muito também é a simpatia! tanto da do bebê quanto a do fotógrafo! hehe
Por isso o lucas sempre sai lindo! \o/ heheh
=****