quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Adriano Soldatelli e o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCS)


Foto: Adriano Soldatelli

Desde quando descobri o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, fiquei louca, por já ser apaixonada pela Cidade, e saber como aquele lugar mágico possui um 'Clube do Fotógrafo' que sabe valorizá-lo tão bem. Depois disso, procurei entrar em contato, para saber mais a respeito, e trazer para cá, mais detalhes sobre o clube e seus componentes. Fui muuuuito bem recebida, mesmo sendo a distância, eles me trataram com todo o carinho e responderam a todas as minhas perguntas!

Primeiro conversei com o Adriano Soldatelli (presidente do Clube) sobre sua relação com a fotografia e o Clube do Fotógrafo. Adriano, é um corretor de imóveis (como a maioria dos integrantes do clube tem outras profissões), comprou sua máquina em 1996, e desde então a fotografia para ele, é uma ferramenta que encontrou para evitar o estresses do dia-a-dia, de obter contato com a natureza e fazer novos amigos! Adriano gosta de todos os estilos fotográficos, mas afirma que prefere o Grafismo.

Hoje, o clube do fotógrafo conta com 7 cargos: Presidente, Vice-presidente, Diretoria Secretaria, Diretoria tesouraria, Diretoria de Fotografia, Diretoria de Comunicação e Diretor Social. Adriano é Presidente em segundo Mandato. E assim, ele descreve o mercado de fotografia em Caxias do Sul. Confesso que quase faço as minhas malas, e voou direto pra lá!

"Caxias do Sul sempre foi destaque no cenário gaúcho no que tange em infra-estrutura (laboratórios, equipamentos, etc.), atualmente, desde 2004 temos na Universidade de Caxias do Sul o curso superior de Fotografia onde tem se formado excelentes profissionais. Em nossa cidade tem dois mercados na fotografia, a fotografia Social (casamentos e aniversários) com profissionais bem valorizados e outro segmento com valorização é o de fotógrafos para indústria (catálogos), já que a cidade é de uma grande diversidade de segmentos."

E claro que eu não podia deixar de perguntar da importância do Clube do Fotógrafo para Caxias do sul. E é claro que o Adriano contou o um pouco do histórico do Clube pra mim (E que eu achei ótimo), apesar de ter tudo isso no site do clube do fotógrafo, nada como ler diretamente de Adriano Soldatelli como aconteceu.

Ele conta que "O clube foi fundado em 1980 e teve uma crescente até o início dos anos 90, sendo declarado de utilidade pública em 1988. Durante este período concentrava grandes atividades culturais. 
Por não ter um lugar próprio para encontros começou a se dissipar até seu fechamento em 1998. Com a formação da primeira turma em Fotografia pela UCS, mais a uma força da Confederação Brasileira de Fotografia o clube foi reativado em 2005. A reuniões aconteciam em lugares vairados (públicos) até que em 2008 conseguimos alugar um local fixo onde fizemos as reuniões semanais. Isso deu um grande impulso ao clube que hoje possue mais de 70 sócios ativos".

E hoje, tudo o que move a fotografia de Caxias do Sul, é o clube do fotógrafo.

Abaixo, temos algumas fotografias do Adriano Soldatelli









Para ver mais imagens de Adriano Soldatelli http://www.flickr.com/photos/adrianosoldatelli


E assim continua a minha saga por descobertas do Clube do fotógrafo de Caxias do Sul.

Bom Final de Semana a todos! ;)

4 comentários:

  1. Poxa,
    o mais massa de tudo isso de fato, é a acessibilidade do Clube.
    Hoje em dia apesar da internet ter encurtado as distâncias, esse tipo de resposta profissional é muito difícil de se conseguir...
    O Sul de forma geral, é de fato um Brasil a parte, pra quem vive no Nordeste; e acho que as fotos falam por si só quando comento isso...
    Espero que esse contato traga ainda mais projetos, conhecimentos e a valorização da fotografia, seja como arte, ou como consumo, anônimos ou não.

    =*** Parabens amor

    ResponderExcluir
  2. Helosa!

    Parabéns pelo texto. E como integrante do Clube, confirmo o grande apreço que tenho ao grupo o ao nosso incansável presidente Adriano. O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul é VIDA! Lu Pavan

    ResponderExcluir
  3. participo do clube, e posso afirmar que graças a ele e a troca de experiências entre seus componentes cada vez aprendemos mais e olhamos diferente. com certeza a participação e dedicação de todos é importantíssima, mas a liderança do Adriano e sua diretoria nos mantém motivados a olhar cada vez melhor.
    saludos
    Paquito Masiá

    ResponderExcluir
  4. Bom.....eu conheci o clube no idos de 1985 quando participei de uma das reuniões do clube.

    Eu era jovem e sem nenhma experiencia em Fotografia mas curioso por saber mais sobre este tal Clube do Fotografo Amador de Caxias do Sul(nome que foi utilizado na sua fundação).

    Lembro perfeitamente que nesta reunião estavam presentes 3 pessoas: Dr. Walter Brugger,renomado médico da cidade e ainda integrante ativo do clube no auge dos seus seus 85 anos. Severino Schiavo (fotografo de profissão) e outor integrante que não recordo o nome.

    Obviamente fui muito bem recebido na ocasião mas achei que aquelas feras eram demais para a minha bolinha e acabei por desistir de participar das outras reuniões.

    Passaram-se os anos e em 2009 resolvi fazer um curso de fotografia, ministrado por um dos atuais integrantes do Clibe do Fotografo (Alvaro Pressanto...grande mestre).

    Terminado o curso, resolvi fazer mais uma tentativa e participei de uma das reuniões, à convite do colega Daiton Fonseca ( a quem agradeço o empurrãozino) e, desde então, estou feliz da vida compartilhando conhecimentos e aprendendo muita coisa com este grupo realmente sensasional.

    Certamente, a competencia da atual diretoria é coisa de dar inveja. Os caras realmente se puxam e conseguem manter a união do grupo e despertar em cada um dos participantes a vontade de progredir e aperfeiçoar o jeito de cada um fotografar.

    É realmente um prazer participar deste grupo tão seleto e com olhar privilegiado.

    Luis Fernando Barp

    ResponderExcluir