Começar um post pedindo desculpas, é osso. Mas é o mínimo que posso fazer pela minha ausência, e tenho duas explicações para essa barbaridade ter acontecido. 1o é o meu TCC (trabalho de conclusão de curso da minha especialização), que tive pouco tempo para desenvolver, e acabei apertando meu tempo, e 2o porque estou cheinha de projetos novos para o nosso #TemNaFotografia, fotografando por aí, e juntando novos posts para uma repaginada sutil desse blog para vocês.
Claro, que com tanta pesquisa que fiz para esse TCCloucura, trouxe um pouco da história da Fotografia de Moda. Gente, depois dos texto que eu li, fiquei mais ainda encantada. Que a fotografia é importante para a existência da moda, todos nós sabemos, mas que sua importância é tanta, que para a moda tornar-se uma obra de arte é necessário ser fotografada, me deixou bastante orgulhosa.
Mas a verdade é que para a Fotografia de Moda sugrir, não dependeu da somente da moda, se fosse o caso estaria resolvido. A Fotografia de Moda, como todas as modalidades da fotografia, teve um começo difícil. Não foi nada glamuroso. A idéia de se fotografar moda, existia mesmo antes de acontecer, as campanhas de moda eram feitas a partir de ilustrações, desenhos.
A primeira fotografia de moda propriamente dita, só pode ser realizada com o surgimento do procedimento de fotogravura, quando, em um mesmo papel era possível ter escrita e imagem, mais precisamente em 1892 na revista parisience (claro) La mode pratique, quando, pela primeira vez, uma reprodução direta da fotografia de moda, antes disso, as fotografas eram coladas a mão nas páginas, ou pequenos recortes eram montados nas páginas.
A fotografia de moda, então dependeu de técnicas e avanços para existir, se dependesse apenas da moda, teria surgido logo com a necessidade do estilista de se mostrar. "A Moda tem necessidade de aparecer, e a fotografia faz acontecer", levando em conta que no século XIX a moda já é considerada um fenômedo definido, a fotografia intervém de improviso.
Assim, a fotogravura, algo simples para os tempos atuais, foi a culpada pelo surgimento da fotografia de moda nos meios de massa, fazendo da fotografia um istrumento de realização do real e do imaginário tornando concreto um sonho coletivo dos estilistas: ferramenta indispensável para o desenvolvimento da moda.
Apesar de ter sido uma história com um começo turbulento, nos faz pensar em como a Fotografia de Moda é hoje, onde ela chegou, a quantidade de possibilidades de se fotografar a moda é tanta, que esse início humilde apenas dá valor e fortifica essa história grandiosa.
Claro que tenho imagem para admirarmos, trouxe a 'Virgínia Oldoini' pioneira da Fotografia de Moda. (Cenas para os próximos posts ;))
Nenhum comentário:
Postar um comentário