quinta-feira, 23 de junho de 2011

Fotos AP ou Fotos divulgação?


Alguma vez em suas vidas fotográficas ao procurar pelo nome do fotógrafo de alguma imagem vista em revistas, jornais e principalmente na internet deram de cara com as seguintes assinaturas: "Fotos AP" e "Foto Divulgação"? Poisé... Não é exatamente porque não souberam o nome do autor da foto que colocaram essas assinaturas. Achei que fosse interessante explicar o porque e quando usar esse tipo de legenda.

AP é a Associated Press, um dos principais grupos mundiais de fotografias, responsáveis por cobrir os principais eventos do mundo inteiro e em várias modalidades, esportes, notícias, estilo de vida e publicidade. Deixando a disposição para os maiores veículos de todo o mundo passando confiança e imagens de qualidade.

Grandes fotógrafos trabalham para a AP imagens, mas, seus nomes ficam, na maioria das vezes no anonimato, visto que suas imagens passam a pertencer a APimagens, e portanto não usam seus nomes nas assinaturas.

Já quando falamos de "Foto Divulgação" não estamos falando de uma empresa específico e sim de um termo usado indicando que a imagem foi usada com o objetivo de 'divulgar' alguma coisa. E muitos se aproveitam disso quando não sabem o nome do fotógrafo. Entedemos que é "Foto Divulgação" sem precisar assinar, não é mesmo? Nada como por os crédidos do verdadeiro autor! ;)

Um ótimo feriado a todos! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário