terça-feira, 26 de julho de 2011

Quem Fez: Huynh Cong Ut

Mais uma #tag está de volta no 'Tem Na Fotografia'. Devo admitir que essa é a mais difícil de elaborar, por conta da dificuldade [que todos nós sabemos] de encontrar o nome do fotógrafo que fez a imagem e que muitas pessoas esquecem de dar os devidos créditos. Mas essa, foi SUPER fácil, a famosa imagem tirada durante a guerra no Vietnã, do momento exato em que as crianças correm da explosão e bem no meio a menina sem roupas, acabado de ser atingida, ardendo com as queimaduras por Napalm.


Video do momento que Nick Ut capturou sua fotografia mais famosa.

A imagem foi capturada no dia 8 de Junho de 1972, no sul do Vietnã pelo fotógrafo Huynh Cong Ut que ficou conhecido profissionalmente como Nick Ut. Nascido em 29 de março de 1951 no sul do Mekong Delta, Nick Ut tinha um irmão, fotógrafo, por quem se inspirava muito e aprendeu grande parte de seus conhecimentos fotográficos, Huynh Thanh My morto enquanto fotografava ação de combate no Delta Mekong em 10 de outubro de 1965, deixando a vaga em Associated Press (AP) para Nick Ut, ainda com 16 anos. E lá ele começou mexendo com químicos e câmera escura revelando e ampliando as imagens de outros foteografos, o que ajudou a desenvolver seu olhar sobre a fotografia. Dois anos depois, Nick Ut já era um fotojornalista de Guerra. Como todo fotógrafo de guerra que se preze, foi atingido inumeras vezes.



O nome da menina é Kim Phuc, na época com 9 anos de idade, socorrida pelo próprio fotógrafo , hoje é a embaixadora da 'Organização Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura' (UNESCO). Ela também criou a 'Fundação Kim' (crianças atingidas pelas guerras) e hoje continua mantendo contato com Nick Ut.

História marcante e forte como essa, que nos faz pensar, fotógrafos, da importância da documentação fotográfica.

Fontes:




4 comentários:

  1. Só muito amor pelo que faz para ser capaz de arriscar a própria vida.
    Graças a isso foi capaz de salvar a vida de uma pessoa.
    Não é qualquer um que é capaz de fazer isso.

    Gostei!!!

    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. muito legal o seu blog!

    viajei no tempo e voltei a faculdade com seus posts +)

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/note.php?note_id=336984922987256

    fiz uma nota sobre isso, e quero compartilhar com vc! se tiver facebook, me add. o link esta ai!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Heloisa. Descobri seu blog hoje e vi bastante coisa bacana, pena que faz tempo que você não posta nada. Ainda ligada à fotografia?

    ResponderExcluir