terça-feira, 8 de junho de 2010

"Beat Generation"

Olha, estou pegando o gosto por isso hein?
E pensando em dia dos namorados (como vou viajar amanhã e só volto domingo, não vai dar tempo preparar outro post) resolvi pesquisar e escrever algo sobre a “Beat Generation” que com certeza, namoravam apenas com seus trabalhos. Quando pesquisei sobre Robert Frank (impossível não tocar no nome dele) estudei sobre a “magia” da “Geração Beat” , e me encantei.





O termo “Beat Generation” inventado por Jack Kerouac em 1948 em uma conversa sobre a “lost generation” e logo em seguida em 1952, foi publicado em New York Times Magazines (a primeira publicação do termo), e o “on the Road” (1957) obra de Jack Kerouac que também caracterizou a época Beat considerado atual até hoje, pela forma como lida com a liberdade. Para nós, jovens que não fizemos parte daquela época, nos identificamos com o termo, imagine os jovens dos anos 50! Nossa, para eles, ler a respeito da “Geração Beat” no New York Times, deve ter sido um sentimento de libertação.


Afinal, o que é a “Beat Generation”?
Grupo de jovens, artistas, poetas, músicos, escritores, cineastas, fotógrafos que sonhavam alto, consideravam-se nômades, por viajarem o mundo, a procura de novos bons motivos para se inspirarem, trabalhavam duro, e, acima de tudo, amavam o que faziam. E tudo isso unificou e fortificou, incorporando o trabalho dos fotógrafos da época.



Allen Ginsberg (1926 – 1997) e Robert Frank (86) são exemplos de fotógrafos da época.


Allen Ginsberg, fotógrafo que se revoltava com as diferenças sociais e econômicas.



Fotografia de Allen Ginsberg.

Com a vida sem tempo que levamos, a correria do dia-a-dia e a violência que não nos deixa em paz, sinto falta disso, de algo que me carregue, que me inspire, um sentido maior que der profundidade à fotografia.

Então, fiquemos com essa mensagem da “Beat Generation”,
que o prazer pelo o que fazemos domine nossos projetos e modo de viver.

4 comentários:

  1. Mais um belo post!
    Fiquei super feliz com o post da Diane :)
    Sucesso, amiga! :*
    Rola ir na exposição do Gentil antes da viajar? :P

    ResponderExcluir
  2. Agora manda a real Helosa...

    Tu vai virar “Beat Generation” ou não???

    ResponderExcluir
  3. Esse post nos revela que não eram somente as músicas, o cinema e o que mais fosse, que estavam em evidência naquela época. E isso não é muito divulgado, né?
    Muito boa curiosidade sobre a história da fotografia!

    :)

    ResponderExcluir
  4. uuuuiiiiiii, ameei hein! to adorando esses posts aqui, curiosidades suuuuuuuuuper legais >< e eu sou bem pouquinho curiosa ne? ueieoueiouioueieoe
    beijos! ><

    ResponderExcluir