quarta-feira, 18 de maio de 2011

Representação e o "Auto Retrato"

A imagem sempre foi muito importante para vida de todos nós. Sempre tivemos essa necessidade de rever retratos de parentes queridos, ou de lembrar como éramos quando criança. É como lembrar, recordar momentos e épocas. Mas a imagem fotográfica vai muito além disso. Ultrapassa muitas barreiras e gera idéias que não somos capazes de conhecer TODAS elas. A tecnologia digital também ajuda para isso. A Fotografia caseira ficou muito mais fácil, e se auto retratar não era tão simples com câmeras analógias visto que poderia queimar um filme muito facilmente.

E é exatamente nisso que quero chegar com esse blá blá blá todo. O 'auto retrato', que hoje, tornou-se uma modalidade bastante significativa da fotografia. Tem gente que leva muito a sério, e transforma um auto retrato em mega produções e fica fantástico!

A idéia de um 'Auto Retrato' na íntegra está dentro da história da arte mais precisamente na era renascentista. Mas para entender melhor, chamei quem entende do assunto para explicar melhor, minha amiga Natália Soares, publicitária e artísta plástica.

"O auto retrato além de representar o reconhecimento do artista sobre si mesmo, pode ser o desejo da imortalização da sua imagem, além da obra. O período da Renascença foi comum a produção mais frequente do auto retrato, onde podemos citar as centenas de auto retrator de Rembrandt." explica Natália Soares.

Selecionei dois fotógrafos que se auto retratam de forma genuina. Primeiro, apresento-lhes a Lagrymata que em sua página no Olhares mostra seus auto retratos de suas auto produções.




Mas não se comparam com as imagens do famoso Jacek Moszej que através da técnica do HDR faz seus 'auto retratos' de uma forma a representar um personagem que ele mesmo desenvolveu.


Fontes:



Espero terem gostado, fiquei até com vontade de me auto retratar, se tudo der certo, mostro pra vocês! ;)

Boa Quarta!

Sugestões ou Dúvidas?
helosaaraujo@gmail.com

2 comentários:

  1. Espero a tua vontade, uma realidade.
    O teu talento,a tua criatividade,são importantes.
    Estímula a minha vontade de sentir, o teu auto retrato, o potencial que está dentro de ti.

    Quero acordar e saber que estás presente,
    Quero acordar e sorrir para o teu talento,
    Deitar me e dizer, vale a pena,ser teu amigo.
    Vale a pena escrever Irina Afonso, e agradecer a Deus por me teres aceite no teu grupo de Amigos de longe , mas tão perto de TI. Obrigado.

    ResponderExcluir